O que é brigadeiro gourmet para você? Uma receita e um desabafo
Receita de brigadeiro gourmet de chocolate com sabor acentuado, feito com chocolate em barra de excelente qualidade e passado em pedacinhos de chocolate em barra ralado.
Essa postagem foi inspirada não pelos brigadeiros bons que já comi, mas pelos ruins que estão pipocando em todos os cantos e sendo chamados de brigadeiro gourmet. Ando horrorizada com essa moda de abrir lojas para vender, na melhor das hipóteses, um doce bom fantasiado de gourmet. Muitos conseguem ainda ser piores do que um docinho honesto de festa de criança.
O povo está achando que para fazer brigadeiro gourmet é só usar chocolate belga, jogar na panela com leite condensado vagabundo e pagar um salário mínimo para alguém mexer e enrolar. Os enrolados somos nós! Vesti-lo para festa em embalagens caras e forminhas bonitinhas e vender a um valor estratosférico também fazem parte do negócio. Que vão falir, espero.
A moda está pegando tanto que daqui a pouco vão lançar o brigadeiro gorumet de latinha!
Por isso eu pergunto. O que é brigadeiro gourmet para você?
Para mim um produto gourmet é acima de tudo feito com ingredientes da melhor qualidade possível(e não necessariamente belga), e sem leite condensado genérico. É um produto sem pelotas, feito com o máximo de cuidado para que seja o melhor de sua espécie no sabor, no ponto e também no frescor. Brigadeiro feito com antecedência cristaliza e apesar de eu bem gostar da crocância esterna provocada pelo tempo de prateleiraele, brigadeiro velho não pode ser considerado gourmet.
Eu fiquei toda animada com a ideia de comer brigadeiros maravilhosos que já provei vários. Um dia comprei uma caixa linda dos doces de uma loja também muito caprichada, localizada em um bairro nobre da cidade. Levei a caixa para a casa de uns amigos que aguardavam ansiosamente para degustar. Que decepção. Nenhum sabor de brigadeiro estava especial, "já comi melhores em festinhas" foi a opinião de todos; minha mãe provou e se recusou a comer. Alguns estavam ruins a ponto de conseguimos sentir gosto de farinha.
Falando nela, vi outro dia uma receita de brigadeiro "gourmet" que tinha farinha de trigo entre seus ingredientes. Que eu saiba farinha é uma prática muito antiga usada por doceiras para fazer o doce render. Quem precisa ser rendido para pagar o preço cobrado é o consumidor, não o doce!
Para mim brigadeiro gourmet é feito somente com leite condensado, manteiga e chocolate ou outro tempero ou ingrediente para dar o sabor. É o resultado de experiência, treino e muita dedicação!
Existem excelentes brigadeiros goumets sendo comercializados e espero que os fajutos não ofusquem seu brilho.
Vamos a minha receita então? Que não deve ser a melhor do mundo, mas é a melhor que eu já consegui fazer. Ele não fica muito doce, mas também não fica amargo.
Ingredientes (não estou ganhando nada para colocar as marcas aqui)
1 lata de leite condensado Moça
80 g de chocolate Lindt em barra 70% de cacau - picado
Para passar - aproximadamente 40 g de chocolate Lindt em barra ao leite ralado (ou outra boa marca de chocolate que tiver)
Modo de preparo
Leve o leite condensado com o chocolate amargo picado ao fogo médio mexendo sempre.
Depois que desgrudar da panela deixe cozinhar mexendo muito por aproximadamente 5 minutos para que fique puxa-puxa como o da foto. Mas você pode fazer no ponto que preferir.
Coloque o doce em um prato untado com manteiga (de boa qualidade, aquela rançosa vai estragar seu doce) e deixe esfriar bem.
Enrole, passe nas raspas de chocolate. E coma!
Normalmente eu como de colher mesmo na calada da noite. Mas marido virou fã e já se ocupa de trazer o chocolate de viagem!
Obs.
A moda de fazer brigadeiro com chocolates em barra veio de uma época onde tive barras de meio amargo e amargos importadas sobrando em casa e não sabia mais o que fazer com elas... Um dia pus no doce e adorei o resultado.
Compre a melhor barra de chocolate que puder, não precisa ser Lindt. Usei e costumo usar o Lindt porque é um bom chocolate e que econtrarmos com muita facilidade aqui no Rio, até em supermercados.
A receita acima não leva manteiga porque o chocolate em barra já possui gordura.
Atenção! Não dá para usar chocolate em barra ao leite para confeitar em dias quentes!
Sem comentários:
Enviar um comentário